26/10/2015

Um medo que eu tenho...

Oi pessoal! Tudo bem?
Semana passada estava olhando as notícias de um site daqui da minha cidade, e de repente deparei com uma notícia bem legal e também útil para as pessoas que assim como eu tem medo de viajar de avião hehe... ficou curioso? Então é só conferir o post!!


Medo de avião? Veja algumas dicas para diminuir a ansiedade e viajar tranquilo

Avião está entre os meios de transporte mais seguros do mundo, mas quase 50% dos brasileiros têm medo de voar. Saiba o que fazer para amenizar o temor. Você é daqueles que adora viajar, mas sente calafrios só de pensar em ter que encarar uma aeronave? Não se preocupe, você não é o único. Segundo estudos recentes, quatro em cada dez brasileiros tem medo de andar de avião. Contudo, em alguns casos, embarcar nestes gigantes voadores é inevitável - como nas viagens de trabalho, por exemplo. Mas você sabe o que fazer para evitar todo esse temor? Antes de tudo, saiba que o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do planeta, atrás apenas do inofensivo elevador. Para manter este pedrão de segurança, as companhias aéreas passam por um rigoroso padrão de segurança, e as chances de acontecer algo são raríssimas. Para se ter uma ideia, um avião fica três horas em manutenção para realizar uma hora de voo. Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apenas um em cada dois milhões de voos acabam em acidentes no Brasil, e as chances de morte são de uma a cada 90 milhões. É mais fácil ganhar na Mega-Sena! A nível de comparação, as chances de uma pessoa morrer em um acidente de carro são de uma a cada cinco mil, e a probabilidade de vir a óbito por uma intoxicação alimentar é de uma a cada três milhões. Ambos os casos são mais perigosos do que andar de avião.

Se nenhum destes dados é suficiente para lhe tranquilizar, confira, a seguir, algumas dicas para amenizar o medo na hora de embarcar no avião.

Antes do voo:

1- Tenha em mente que os aviões passam por um rigoroso processo de manutenção e regulamentação. O risco de acontecer alguma falha nos equipamentos é mínimo, e, mesmo quando ocorre, há outros dispositivos de emergência.

2- Pode parecer clichê, mas exercícios de respiração funcionam com eficácia para manter a tranquilidade mental.

3- Evite tomar café, chá preto ou refrigerante de cola, pois eles contêm cafeína. A substância causa agitação, e tudo o que você não quer é ficar mais agitado durante o voo.

4- Procure se alimentar bem e realizar atividades tranquilizantes, sobretudo nas horas que antecedem o voo.

5- Organize-se para chegar cedo ao aeroporto, e confira todos os documentos antes do check-in. Evitar imprevistos nesse momento é fundamental para se manter tranquilo.

6- Ao chegar no aeroporto, passeie pelo terminal e perceba como as outras pessoas ficam tranquilas durante a espera.

Dentro do avião:

1- Evite sentar nas janelas. Prefira as poltronas do corredor.

2- Não tenha medo de conversar com as comissárias de bordo. Elas estão ali para te ajudar em qualquer caso.

3- Leve um livro, um lap top, ou um celular carregado de aplicativos, jogos e músicas. Distração é fundamental nesse momento.

4- Fuja das bebidas alcoólicas! Pensar que elas vão te tranquilizar é um engano. Neste caso, a altitude potencializa o efeito do álcool, você pode ficar embriagado mais facilmente, e consequentemente, ficar mais ansioso.

5- Barulhos e movimentos inesperados são comuns. Não se desespere se você ver uma parte da asa se mexer, ou ouvir um barulho parecido com o de um motor desligando. São procedimentos normais.

6- Também não se preocupe com aquelas "fitas adesivas" coladas sobre as asas. Elas estão ali para proteger algumas peças inofensivas, e são preparadas para suportar condições extremas de temperatura e pressão.

7- Turbulências, apesar de assustadoras, não afetam em nada a segurança do voo. Procure ficar sentado com os cintos afivelados. O maior temor das aeromoças nesta hora é de que alguma bebida, ou bagagem de mão acerte algum passageiro.

8- Sentir o ouvido "entupido" também é normal. Isso é causado pela mudança na pressão do ar por conta da altitude, mas passa rapidamente.



Será que depois de ler essas dicas, eu teria coragem de encarar uma viagem de avião??  Sei que não pelo menos por enquanto hehe, e vocês tem medo de viajar de avião? 
Diz aí!  :o)

6 comentários:

  1. Felizmente, desse medo não sofro. rs Ao contrário, acho bem confortável e seguro andar de avião.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Isa ainda não viajei de avião, mais confesso que só em pensar me dar um frio na barriga, beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    ResponderExcluir
  3. Eu nao tenho medo de avião mais gostei das dicas!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  4. Nunca andei de avião , com certeza vou ficar com medo !
    um beijo
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca viajei de avião, mas tenho medinho, sim! Imagina... não tem para onde fugir. Um dia vou ter que encarar esse medo porque quero visitar a Índia! Então... suas dicas me ajudaram muito. Post maravilhoso.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Deixa seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!
Não se esqueça de voltar mais vezes!