13/07/2015

Curiosidades sobre a maçã...


Benefícios da maçã para a saúde

Foto tirada do Google Imagem
Tatiana Zanin (Nutricionista)
A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Além disso a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso a maçã tem os seguintes benefícios para saúde:

 • Diminuição do colesterol ruim   
  Ajuda a emagrecer porque tem poucas e tem água e fibras que diminuem o apetite;
 • Melhora a prisão de ventre porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;
 • Aliviar as dores de gastrite e cicatrizar úlceras gástricas pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.
 • Uma forma fácil de consumir esta fruta é comer a maçã na sua forma natural, adicionar a maçã na salada de frutas ou fazer um suco. Veja uma boa receita em: Suco de maçã para emagrecer.

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios

A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

1- Maçã cozida ou assada - útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia
2- Maçã crua com casca - ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino
3- Maçã crua sem casca - indicado para prender o intestino
4- Suco de maçã - ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade
5- Maçã desidratada - ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante
6- Chá de maçã - melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável

Comer 1 maçã por dia no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 1 maçã média tem aproximadamente 130 g e 74 calorias.

Informação nutricional da maçã

Componentes  Quantidade em 100 g de maçã com casca
Energia                                                 57 calorias
Proteínas 0,2 g
Gorduras 0,5 g
Carboidrato 13,4 g
Fibras 2,1 g
Vitamina A 4,0 mcg
Vitamina E 0,59 mg
Vitamina C 7,0 mg
Potássio 139 mg


Benefícios da maçã para a pele

Os benefícios da maçã para a pele inclui diminuir as rugas e a flacidez da pele porque a maçã é rica em antioxidantes que vão combater o envelhecimento da pele.

A maçã tem vitamina A, E e C que são antioxidantes e vão ajudar a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação. A vitamina C vai também ajudar na produção de colagênio que mantém a rigidez da pele.

Fica a dica!   :o)

*fonte: Tua Saúde

12 comentários:

  1. Ótimas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Adorei a informação ! Parabéns pelo post.

    www.vocemaisbela2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante, eu amo maçã e ofereço todos os dias pro meu filho!!! Valeu pela dica, minha amiga.

    Uma semana maravilhosa, ta?! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu estou bem sim e vc?
    Bom eu amo maçã, e estou com triglicérides super elevado , então começei uma dieta hoje mesmo hehehe, e maçã está no meu cardapio , eu já comia e sabia que fazia bem , mas não sabia que fazia tão bem assim, alem de ajudar no ciclo do nosso organismo ainda ajuda nas doenças e na pele, Adorei o post , o seu blog é lindo e eu estou seguindo :)
    Beijos Isa / Uma Madrugada ?

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que a maçã ajudava no combate ao colesterol ruim. Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha linda amiga
    A maçã tem ótimas propriedades e nos traz grandes benefícios. É um ótimo adstringente e no meu caso que uso a voz como ferramenta de trabalho é essencial consumi-la diariamente porque ela faz a assepsia das cordas vocais. Ótimas informações amada
    Beijos e um dia feliz

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa!
    Tenho o hábito de sempre comer pelo menos uma maçã por dia. Adorei as curiosidades, agora tenho motivos de sobra para continuar. :D
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso urgente comer mais maçã, ando tão desligada da minha alimentação ...
    Preciso arrumar um tempo pra cuidar melhor de mim mesma ...

    Hoje mesmo vou comprar umas maçãs, amei saber mais dos benefícios dessa fruta ...

    Bjos Isa!
    Minda

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não gosto muito de maçã, mas como porque faz muito bem à saúde!

    P.S.: Tem sorteio literário no blog!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  10. Não sabia de tudo isso! Sou doida por maçã, com casca mesmo. Beijos

    Francesinha à Brasileira

    ResponderExcluir

Deixa seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!
Não se esqueça de voltar mais vezes!