22/08/2014

Benefícios da Chia para a saúde!

Oi meninas! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Devemos sempre cuidar da saúde e ter uma alimentação saudável, não é verdade? Então resolvi falar um pouco sobre a Chia e os seus benefícios para a nossa saúde, vamos conferir?


Semente de Chia

A semente de chia é um verdadeiro superalimento.
A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea  da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia. A planta é mais conhecida por sua semente,  que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.

A semente de chia é uma semente com propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física. Ela é uma semente pequena de forma oval (cerca de 2 mm de comprimento) e de cores variadas (acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas).
Foi descoberta há centena de anos, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde, já são desde aquela época conhecidos. A semente da chia é considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas (entre os principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3).
Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter  água) devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.

Benefícios da chia:

1- Tem ação anti-inflamatória, porque o grão fornece o ômega 3 que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.
2- Tem compostos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levem ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
3-  Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina.
4- É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção
do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e resultando num aumento de saciedade.

Vitaminas, minerais e propriedades

Os principais componentes da semente de Chia são:
Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .
Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
Proteínas:  É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.

Além dos benefícios maravilhosos, dá para fazer várias receitas deliciosas utilizando a Chia, humm que delícia hehe!
Espero que gostem!

Fica a dica! :o)

Créditos:  http://sementedechia.info

14 comentários:

  1. Que legal!!
    Consumo direto de formas diversas pra não enjoar!! Amooo!
    Adorei as dicas!

    Beeeijo
    http://blogandocomadeni.blogspot.com.br

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  2. Desconhecia essa semente e todos os seus benefícios.
    Obrigada pela dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

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  3. Eu comprei um pacotinho recentemente, estou adorando!!
    Já tem post novinho esperando por você!!
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    Muitos beijinhos..

    ♥ www.rolamuito.com

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  4. Pena que eu nao gosto mesmo :/

    http://www.jessicarodrigues.com.br/

    beijos

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  5. Maravilha a chia já tive a oportunidade de experimentar mais não sabia dos benefícios dela,bom ficar sabendo, Isa beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

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  6. Já ouvi falar que é realmente mto boa.
    beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

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  7. Esse semente é maravilhosa, eu uso todos os dias com frutas, arroz e até mesmo na tapioca para baixar o índice glicemico não fico sem.
    Beijos
    Blog Sempre Miss Makeup
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  8. Já usei bastante ....comia com iogurte.
    De manha abro o iogurte e coloco a chia, deixo descansar, vou tomar banho e me organizar e só depois tomo o iogurte. Fica mesmo saciada !
    beijos,
    Adri e Claudinha
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas

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  9. Chia é uma delicia eu gosto de tomar de manhã tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

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  10. Adorei saber mais sobre a chia, é ótima para a nossa saúde hein.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

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  11. Já ouvimos falar bastante do beneficio da Chia, mas ainda não experimentamos.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

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  12. Estou consumindo chia diariamente, mas por enquanto da forma como está no rótulo do produto, com frutas, suco, iogurte, etc!
    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

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  13. como uma vegetariana que sou, amo chia, e suplementa a parte de proteina da carne que eu nao como!!
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

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  14. Depois desse post, preciso comprar chia pra ontem!!!! Rs!!!
    Beijos!

    GISLEY SCOTT | A EXPORTADA!

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