04/06/2014

Curiosidades sobre o chá verde!

Oi meninas! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Uns dias atrás estava ouvindo um programa de uma rádio daqui da minha cidade e  locutor começou a falar sobre o chá verde e os benefícios para a saúde, achei super interessante e como sou um pouco curiosa já fui pesquisar kkk. Vou colocar algumas informações sobre o chá verde, vamos conferir?!

Foto retirada do Google Imagens


Chá-verde  é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá-preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá-verde, porém o verdadeiro chá-verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá-preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas. No ocidente, é a partir de Portugal, mais exactamente na localidade da Gorreana, na ilha de São Miguel, nos Açores, que existe a mais antiga plantação de chá-verde, a qual realiza a exportação de chá-verde para todo o mundo.
A preparação do chá-verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois, do contrário, as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Benefícios à saúde
Estudos indicam que o chá-verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do câncer, tendo efeito antienvelhecimento e na queima de gorduras.2
O chá-verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonoides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.3
Um estudo feito nos Estados Unidos indica que o extrato de chá-verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro).4 Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá-verde é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura5
O chá-verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.
O chá-verde é diurético.

Foto retirada do Google Imagens


Malefícios à saúde
Á semelhança de outros, este chá contêm cafeína, que pode levar ao aumento da pressão arterial. Portanto não é recomendado para pessoas com problemas de hipertensão (hipertenso), gestantes(grávidas) ou lactantes(amamentar).
O consumo exagerado de Green Tea causa sintomas de náusea, dores de cabeça, desconforto gástrico e/ou intestinal, podendo chegar até uma taquicardia (ritmo irregular do batimento cardíaco).
Este chá contêm tanino, que apesar de enormes propriedades benéficas, bloqueia a absorção de ferro pelo organismo, o que é uma contra indicação se têm deficiências desse mineral. Caso tenha problemas de ferro não tome chá verde.
Nunca misture leite no chá verde! O leite inibe o poder antioxidante do chá.
Pessoas que utilizem o medicamento doxorrubicina (ou derivados) devem ser monitorizados, pois o chá verde (entre outros) pode aumentar e/ou potencializar os efeitos da doxorrubicina.
Antes de qualquer cirurgia deve evitar este chá até 48 horas antes, uma vez que o chá verde melhora a circulação pode também inibir a formação de coágulos e dificultar a cirurgia.
O chá dos “saquinhos” não faz nenhum efeito, só há 2 formas de tomar este chá de forma a obter os seus benefícios (devido à alta dose necessária) é através da infusão das ervas originarias dos paises ocidentais, ainda verdes, ou através de suplementos alimentares de qualidade como o extracto de chá da Reflex Nutrition (Green Tea Cápsules)

Créditos:
Chá verde e os benefícios para a saúde é do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Chá_verde
Malefícios à saúde é do site http://www.cha-verde.com/atencao-contras-indicacoes-do-cha-verde

Fica aí a dica! Beijos!

19 comentários:

  1. Excelentes informações minha querida. valeu pela dica preciosa.
    Beijos e um lindo dia

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei de chá verde rsrs.. Mas adorei o post! Beijos
    http://gravidezaos15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia todos esses benefícios do chá verde. Gostei da dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  4. Isa, o único chá que consigo tomar é o chá mate, outros sabores não rola de jeito nenhum. Nesse ponto sou bem fresca. Bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei de saber! Pena que não tenho coragem pra esses chás :(

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa postagem especial aqui no blog, Isa! O chá verde realmente trás muitos benefícios á saúde. Eu só não tomo porque tenho pretensão para pressão alta. :(
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber sobre o tão falado chá, nunca experimentei.
    Ótima quinta-feira para vc!
    Obrigada pela visita.
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  8. Recentemente estava lendo sobre os benefícios dos chás, eu particularmente gosto muito de chá bebo um dia sim outro não,eles tem muitos benefícios para a nossa saúde, Isa beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia nada a respeito disso, rs. Interessante.
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amo chá verde, ótimo post, adorei
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tomo chá verde todos os dias,qdo acordo já faço um litro e deixo na geladeira....tomo durante o dia ,é ótimo já percebo a diferença.... só tem um probleminha não tome ao sair por ser diurético ele vai te deixar na mão....rs

    bjus flor

    decorecomgaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ai eu amo chá, adorei as curiosidades :)

    http://blogcoisinhasdaduda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. ótima dica, não sabíamos muito do desse tipo de chá!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a erva
    Super dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas e curiosidades. Não sabia tantas coisas sobre o chá.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  16. Oi Isa, florzinha ♥
    Amei o post. Faz tempo que eu ando querendo me informar mais sobre o chá-verde.
    Eu tomei bastante no final do ano passado, pois havia me informado que ajuda no crescimento do cabelo. Conforme o tempo foi passando e eu não vi resultados, eu acabei desistindo.
    Mas vou tentar começar de novo!
    Com certeza, vale a pena! Ele ajuda a saúde de dentro p/ fora e tem vários benefícios.
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake

    ResponderExcluir
  17. Tomo quase todos os dias e adoro.

    Bjux, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir

Deixa seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!
Não se esqueça de voltar mais vezes!